Monday, July 07, 2008

comprei um livro

Comprei um livro para a minha sobrinha Matilde, escrito pela Matilde.

O livro fala da avó da Maria, da avó que tinha um cão e se chamava Amélia. A minha mãe... a minha mãe também se chama Amélia e no livro ela tinha um telemóvel. Não, não é a minha mãe, a avó Amélia! Ela vivia sozinha e ao telemóvel falava com os filhos e com os netos que estavam longe e por isso não iam vê-la. Vinha à janela ver os vizinhos, falava com o cão e recordava o marido, "tão amigo o seu marido!".
À noite vinha ver as estrelas e a lua e nos dias de tempestade ficava sentada à lareira por causa dos trovões, de que tinha medo.
Lembrava-se de muita coisa de quando era menina, de quando andava descalça, de quando tinha que ajudar a mãe a trabalhar, de quando não foi mais à escola... lembrava-se de tudo muito bem!

Um dia, sonhou que:
"lhe aparece um cavalo branco, muito branco e alguém (quem?) lhe gritou:
- Amélia, monta! Monta! Depressa! Voa. Amélia! Despacha-te Amélia! (...)
Agarrou-se com dificuldade às crinas ásperas do cavalo.
E o cavalo voou, voou... Talvez o dia inteiro."

Um dia, numa festa linda, na mais bela festa que se lembrava, com toda a gente de quem gostava em volta dela e a sorrir como sempre sorria, adormeceu.
Sonhou que voava no cavalo branco, que segurava com força as crinas ásperas. Mas mesmo ásperas não as largou e voou, voou... voou o dia inteiro! e a noite também!

Vocês podem pensar que ela não disse adeus, mas eu sei que lá do alto ela olhou para baixo e deixou cair um beijo para cada um de nós que ainda não encontrámos o nosso cavalo voador.

Pois é, o livro fala um pouco de todas as avós, não o vou dar à minha sobrinha. Fica para mim o livro que fala da minha avó.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home